Laser íntimo - 10 questões que você precisa saber!
- Admin
- 2 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2024

1 - O QUE É O LASER ÍNTIMO?
O laser íntimo, também conhecido como laser de rejuvenescimento vaginal, é uma tecnologia que utiliza ondas de calor espaçadas e controladas , voltada para tratamento de condições clínicas relacionadas à saúde feminina. Pode ser usado em diversas situações relacionadas tanto no aparelho reprodutivo, quanto no trato urinário da mulher. O laser atua estimulando a produção de colágeno nestas regiões fazendo com que as queixas sejam minimizadas ou até mesmo exterminadas por completo. Estas queixas podem aparecer no período da menopausa ou bem antes devido a diferentes causas. O laser também pode ser utilizado com a finalidade de rejuvenescimento e clareamento destas regiões.
2- SERÁ QUE EU POSSO UTILIZAR ESTA TECNOLOGIA?
Aqui estão alguns exemplos onde o laser está indicado:
ATROFIA GENITAL - perda de elasticidade e umidade da vagina causada pela redução dos níveis de estrogênio na menopausa ou após o parto;
FLACIDEZ VAGINAL - Sensação de que está “folgada” ou “larga” durante a relação sexual; presença de “flatos vaginais” ,principalmente durante a relação sexual;
INCONTINÊNCIA URINÁRIA LEVE OU MODERADA - Perda de urina ao realizar esforços , por exemplo ao espirrar, tossir, fazer exercícios na academia com pesos;
RESSECAMENTO VAGINAL - pode ocorrer em mulheres de todas as idades e é caracterizado pela falta de lubrificação natural na região íntima;
ALTERAÇÕES NO PERÍODO PÓS-PARTO - relacionadas a região vulvar e vaginal;
CLAREAMENTO VULVAR E DA REGIÃO ANAL - Podendo contribuir com a melhora da autoestima e da vida sexual.
3 - COMO DEVO ME PREPARAR PARA O TRATAMENTO?
Existem algumas orientações específicas que você receberá antes de realizar o tratamento, porém a paciente deverá encontrar-se primordialmente saudável e sem nenhuma infecção ativa nestas regiões.
4- QUAIS SÃO AS CONTRA INDICAÇÕES?
A paciente não poderá encontrar-se gestante ou está apresentando qualquer tipo de doença genital ativa. Outras peculiaridades deverão ser avaliadas individualmente.
5- EM UMA SESSÃO EU JÁ CONSIGO OBSERVAR RESULTADOS?
O nosso protocolo consiste de 3 sessões com o intervalo entre 30 a 45 dias entre elas. Recomendamos a realização de uma sessão de manutenção anual. Algumas pacientes já começam a apresentar resultados após a primeira sessão, porém a resposta é individual e varia em cada caso.
6- POSSO LEVAR UMA VIDA NORMAL APÓS REALIZAR O TRATAMENTO?
Alguns cuidados serão necessários após as sessões:
Abstinência sexual por 5 a 7 dias;
Evitar a exposição solar direta na região por aproximadamente 10 dias;
Não tomar banho de piscina ou imersões aproximadamente 1 semana;
Passar creme hidratante no local (conforme orientação médica);
Não utilizar produtos químicos no local;
Evitar exercícios físicos intensos ou atividades que possam causar fricção na região tratada com o laser;
Usar roupas frescas alguns dias evitando uso de roupas apertadas (a depender do tipo de procedimento realizado).
7-OS RESULTADOS SÃO DURADOUROS?
Os efeitos do laser íntimo podem variar de uma mulher para outra, mas, normalmente, dura entre 12 e 18 meses.
8- O MEU RESULTADO PODE SER DIFERENTE DO RESULTADO DE OUTRA PESSOA?
SIM. Cada organismo tem as suas peculiaridades que vão depender das condições metabólicas e de saúde como um todo e isto poderá influenciar em diferentes graus de respostas entre as pacientes.
9- O TRATAMENTO DÓI MUITO?
A aplicação do laser não dói. A maioria das mulheres descreve a sensação durante o procedimento como um ligeiro formigamento ou calor, mas raramente como dor. Utilizamos ainda um creme anestésico tópico que é aplicado antes do procedimento para minimizar qualquer desconforto potencial.
10- PRECISO SER AVALIADA POR UM MÉDICO(A) ESPECIALIZADO ANTES DE REALIZAR ESTE TRATAMENTO?
SIM. É importante reforçar que a escolha de fazer o tratamento com o laser íntimo deve ser individual e discutida com um médico especialista em saúde íntima feminina, que poderá avaliar a necessidade do tratamento e indicar a melhor opção de acordo com as necessidades de cada paciente.