Dermatoscopia Digital – O que é?
- Admin
- 4 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024

A dermatoscopia digital é uma técnica avançada que fornece, por um sistema de captação de imagens de alta definição, informações sobre a morfologia das lesões cutâneas (benignas, pré-malignas e malignas), ampliando o tamanho das mesmas em cerca de 20 a 70 vezes. É um exame complementar importante no rastreamento e seguimento dos pacientes com risco de desenvolver câncer de pele, auxiliando no acompanhamento das mudanças das pintas e facilitando a detecção de lesões novas através da comparação das fotos anteriores.
Com isso, a dermatoscopia digital é uma ferramenta (laudo/parecer) de grande utilidade que permite uma avaliação mais segura e eficaz de pintas que necessitam ser mais bem avaliadas, evitando-se, assim, procedimentos desnecessários que deixam cicatrizes indesejadas.
Mapeamento Corporal – O que é?
No mapeamento corporal digital, o paciente é avaliado por inteiro, sendo feita a dermatoscopia manual em todas as lesões (pintas) do paciente. Após ser realizada a avaliação minuciosa das lesões, algumas são escolhidas - através de critérios pré-estabelecidos - para registro no aparelho Fotofinder®, que permite o acompanhamento dessas lesões.
Também são tiradas fotografias do paciente em posições padronizadas, de modo a permitir o registro de toda a superfície corpórea do indivíduo.
Na conclusão do exame, são descritas as características gerais das lesões, com a indicação de exérese ou acompanhamento das mesmas.
Quando realizar o mapeamento corporal digital?
O Mapeamento Corporal e seguimento dermatoscópico digital são indicados nos seguintes casos:
Indivíduos com múltiplos nevos melanocíticos (“pintas” ou “sinais”);
Indivíduos com histórico familiar ou pessoal de melanoma;
Pacientes com melanoníquea (“sinal na unha”); e
Histórico de exposição solar excessiva.
コメント